Direito

A área do Direito é composta pelo conjunto das profissões responsáveis pela aplicação da Justiça na sociedade. De um modo geral, quem estuda em uma Faculdade de Direito tem diversas opções quanto à sua atividade profissional. Não apenas pode advogar, mas também pode exercer algumas das carreiras públicas de maior relevância e prestígio dentro do Estado. Quem opta pela profissão de advogado representa e defende o cliente e seus interesses em qualquer instância, juízo ou tribunal. Além disso, o advogado também pode prestar assessoria ou consultoria jurídica a indivíduos, famílias e empresas. Já quem opta pelas carreiras públicas pode tornar-se Juiz de Direito, Promotor Público, Defensor Público etc.

Para uma formação profissional diversificada e atualizada, a Faculdade de Direito da FAAP oferece um ambiente de intenso networking, que privilegia a dimensão humanística da cultura jurídica e estimula o empreendedorismo. Nosso objetivo é formar profissionais tanto na advocacia quanto nas carreiras públicas com capacidade crítica e ação transformadora para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Além de fornecer os conhecimentos técnicos para diferentes carreiras jurídicas (Advocacia, Magistratura, Ministério Público etc.), nosso curso possibilita ao aluno aprimorar as habilidades necessárias às atividades próprias aos operadores do Direito nas mais diversas áreas, como a expressão verbal e corporal, a escuta ativa e o gosto pela leitura e escrita. Os alunos podem cursar aulas de teatro e de expressão corporal, com atividades que envolvem modos de argumentação e persuasão, e contam com o Juizado Especial Cível anexo à FAAP, onde podem realizar estágio supervisionado. Além disso, convivem em um ambiente de efervescência cultural, contando com o MAB-FAAP (Museu de Arte Brasileira da FAAP) e o Teatro FAAP.

A instituição oferece ainda um currículo globalizado, mantendo convênios com mais de 370 instituições de ensino em 50 países, que permitem aos alunos receberem uma formação internacionalizada.

Mercado de trabalho

Na sociedade contemporânea, o profissional do Direito que possui uma formação diferenciada, como a oferecida pela FAAP, dispõe de ampla gama de opções de atividades, tanto na esfera pública como no setor privado. Além da possibilidade de exercer a advocacia como profissional liberal, há campos para atuação no Ministério Público, na Magistratura, na

Procuradoria, na Defensoria Pública, como Delegado de Polícia, em empresas, instituições financeiras, no mercado de capitais e associações de classe, entre muitas outras alternativas.

Diferenciais FAAP

Global Management
  • Certificação e repertório exclusivos com o Programa FAAP Global Management, pois além das disciplinas obrigatórias, o aluno cursa 8 disciplinas complementares preestabelecidas, sendo 3 em Administração, 2 em Economia e 3 em Relações Internacionais.
  • Juizado Especial Cível da FAAP, uma associação com o Tribunal de Justiça do Estado de SP, que possibilita estágio supervisionado, permitindo ao aluno participar de audiências, atuar como conciliador e acompanhar processos reais sob a orientação de advogados especializados.
  • Imersão na prática  jurídica, por meio de viagens de estudo e visitas a órgãos governamentais, simulações de julgamentos, debates e palestras com participação de grandes juristas, personalidades públicas e autoridades do Estado, tais como ministros, parlamentares e juízes.
  • Laboratórios de Prática Jurídica, nos quais o conteúdo teórico do Direito é apreendido com a análise de casos práticos reais.
  • Aulas específicas de Teatro, que desenvolvem habilidades de interpretação de texto, desenvoltura oral, postura, modos de argumentação e convencimento.
  • Número restrito de alunos por classe, possibilitando que cada aluno tenha um acompanhamento especial e individualizado.

A FAAP promove uma série de atividades para possibilitar o aprimoramento profissional dos alunos, como visitas a órgãos governamentais e a unidades do Poder Judiciário; realização de simulados de audiências e julgamentos, cursos em faculdades estrangeiras, que podem ser frequentados durante o período de férias, em conjunto com os professores, assim como debates e palestras com participação de ministros, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, parlamentares e autoridades do Executivo. As atividades de extensão universitária incluem estágio supervisionado e eventos acadêmicos.

No curso de Direito, há aulas de teatro e expressão corporal, com atividades de interpretação de texto, desenvoltura oral e corporal, postura, modos de argumentação, persuasão e convencimento, habilidades fundamentais para delinear o profissional do Direito nas mais diversas áreas.

Há também aulas de criatividade e laboratórios de prática jurídica, nas quais o conteúdo doutrinário é apreendido com a análise de casos práticos reais. Os alunos ainda podem realizar estágio supervisionado no Juizado Especial Cível, anexo à FAAP, participando de audiências e acompanhando o andamento de processos sob a orientação de advogados especializados em trabalhos dessa modalidade.

O corpo docente, constituído por profissionais de projeção no cenário jurídico e político do País, estimula o debate pelos alunos de questões polêmicas e atuais, bem como a análise de novas vertentes na área jurídica, como o direito desportivo e novas tecnologias. A FAAP optou por ter um número restrito de alunos por classe, o que possibilita um acompanhamento individualizado e uma maior interação entre aluno e professor, estimulando o aprendizado.

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com inúmeras instituições em mais de 42 países, com destaque para Bucerius Law School (Alemanha); Universidad de Salamanca (Espanha); Universidade de Lisboa e Universidade do Porto (Portugal); California Western School of Law (EUA); LUISS Università Guido Carli (Itália), entre outras.

Topo