Economia

A Faculdade de Economia da FAAP se caracteriza por oferecer uma formação sólida e abrangente, preparando os alunos para lidar com as rápidas mudanças no contexto das relações internacionais, com a crescente complexidade das relações econômicas e com a competitividade dos mercados globais. Os alunos de ambos os cursos têm a oportunidade de obter diploma duplo em instituição europeia conveniada, a ESSCA (École Supérieure des Sciences Commerciales d´Angers), na França. Além disso, a existência de disciplinas comuns aos dois cursos permite que o aluno formado em um deles possa se graduar no outro em dois anos.

Relações Internacionais

O desenvolvimento da capacidade de análise e de negociação, em especial na diplomacia corporativa (business diplomacy), é a tônica do curso de Relações Internacionais da FAAP. Os profissionais formados pela instituição reúnem conhecimentos em direito, política, finanças, administração e cultura, o que os capacita para a realização de detalhadas análises das perspectivas econômicas e políticas de um país ou região, avaliação de tendências no comércio internacional e definição de estratégias de negociação.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Relações Internacionais pode atuar no setor público, em empresas brasileiras ou multinacionais com atuação no Brasil, em organismos multilaterais e em organizações não governamentais. Esse profissional pode ainda atuar na prospecção de negócios internacionais, em empresas de consultoria e financeiras, bem como em atividades de pesquisas econômicas, políticas ou acadêmicas.

Diferenciais FAAP

Global Management
  • Certificação e repertório exclusivos com o Programa FAAP Global Management, pois além das disciplinas obrigatórias, o aluno cursa 8 disciplinas complementares preestabelecidas, sendo 3 em Administração, 3 em Direito e 2 em Economia.
  • Dupla titulação com a École Supérieure des Sciences Commerciales d'Angers – ESSCA (França) e a University of Windsor (Canadá).
  • Fórum  FAAP de Discussão Estudantil: modelo de simulação de organizações internacionais e multilaterais, organizado inteiramente pelos alunos para os estudantes de Ensino Médio, possibilitando a imersão em temas da agenda internacional para a criação de um ambiente diplomático.
  • Missões internacionais e exercícios práticos em diversos países.
  • Palestras e seminários com personalidades de destaque do Brasil e do exterior.
  • Grupo de Análise de Conjuntura: pautas desenvolvidas pelos alunos para estudos dos principais temas na agenda internacional.
  • Fórum de Profissionalização em Relações Internacionais: evento que traz ex-alunos e profissionais dos mais diferentes setores do mercado de Relações Internacionais para que os alunos conheçam as diferentes oportunidades de trabalho.
  • Grupos de Estudo e Pesquisa para desenvolvimento de projetos especiais.



A FAAP tem como objetivo formar profissionais de alto nível na área internacional. Além de estudos regionais sobre as características políticas, econômicas e culturais dos países, a estrutura curricular inclui técnicas de negociação e criatividade, bem como exercícios práticos que estimulam a capacidade de construção de argumentos, defesa de ideias e debate de propostas. 

Os alunos da FAAP participam de eventos de simulação de organizações internacionais (ONU, FMI e OMC, entre outros fóruns), o que cria a oportunidade para a compreensão, de modo profundo, do funcionamento e da governança dos organismos nacionais e internacionais. 

Eles também acompanham missões internacionais, exercícios práticos de grande valor para a inserção no mercado de trabalho. Os alunos que cursaram Relações Internacionais na FAAP tiveram a oportunidade de acompanhar missões governamentais e comerciais aos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China, Japão, Canal do Panamá, Turquia, Colômbia, Israel e Jordânia, dentre outros países. 

Essa vivência fornece conhecimentos sobre as missões internacionais, tanto no âmbito empresarial como no diplomático, cuidados com o protocolo e logística, otimização do tempo e recursos necessários, além de propiciar a oportunidade de capacitação na articulação de contatos. 

A intensa promoção de palestras e seminários com personalidades de destaque do Brasil e do exterior, o alto nível do corpo docente, que inclui experientes diplomatas, e a excelente infraestrutura oferecida pela FAAP são outros importantes diferenciais do curso. 

Os alunos de Relações Internacionais também podem obter diploma duplo estudando na École Supérieure des Sciences Commerciales d'Angers – ESSCA ou na University of Windsor (Canadá), instituições conveniadas à FAAP. 

Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o aluno tem a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos da FAAP, sem custos extras. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

FAAP Internacionalização

O curso possui parceria com diversas instituições em 42 países, destacando-se a possibilidade de dupla titulação com a École Supérieure des Sciences Commerciales d'Angers – ESSCA (França) e com a University of Windsor (Canadá), além de convênios com George Washington University e Columbia University, Summer Sessions (EUA), Università Cattolica del Sacro Cuore, LUISS Università Guido Carli e The University of International Business and Economics – UIBE (China).

Topo