Faltam -79 dias

OTAN

Organização do Tratado do Atlântico Norte

Conflito da Ucrânia

Bem vindos, delegados!

Criada, durante o período da Guerra Fria, no dia 4 de abril de 1949, a partir do tratado que nomeou a organização, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) surgiu com as principais funções de dissuadir o expansionismo soviético, evitar o ressurgimento do militarismo nacionalista na Europa – por meio de uma presença influente norte-americana no continente – e incentivar a integração política europeia. Originalmente, 12 países eram signatários: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Conforme os anos, esse número se alargou para 26.

Com o final da Guerra Fria e a queda da cortina de ferro, o desejo de continuar primordial no cenário de segurança dos países membros prevaleceu, o que levou a Organização a passar por uma reforma. Apesar disso, os princípios básicos prevaleceram, como redigido no tratado:

Os Estados Partes no presente Tratado, reafirmando sua fé nos intuitos e princípios da Carta das Nações Unidas e o desejo de viver em paz com todos os povos e com todos os Governos, decididos a salvaguardar a liberdade dos seus povos, a sua herança comum e a sua civilização, fundadas nos princípios da democracia, das liberdades individuais e do respeito pelo direito, desejosos de favorecer a estabilidade e o bem-estar na área do Atlântico Norte, resolvidos a congregar cus seus esforços para a defesa coletiva e para a preservação da paz e da segurança, acordam no presente Tratado do Atlântico Norte. (OTAN, 1949)

Na XIII edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, o comitê da OTAN promoverá sessões sobre a guerra civil no leste da Ucrânia, uma vez que este se tornou um dos temas atuais mais discutidos na Organização e de extrema importância para a comunhão dos países Europeus. Além disso, ressaltamos a vontade originária de conter ameaças vindas da Rússia. Depois da anexação da Criméia a terras russas, a OTAN descontinuou sua cooperação prática com Moscou e deu início ao chamado Conselho Otan-Rússia, do qual houveram 3 reuniões para discussão. Cabe aos senhores traçar os próximos passos da organização quanto a este tema.

Bons estudos!