Faltam -79 dias

UNESCO

Organização Das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

O Esporte como Direito Humano: Sociedade, Política e Anti-Doping

Caros delegados,

É com muito prazer que damos boas-vindas aos senhores. Nós, diretores da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (UNESCO), estamos ansiosos para orientá-los nos debates e ver como os senhores desenvolverão uma cooperação necessária em temas tão complexos.

Neste ano, a área contemplada pela UNESCO será a utilização do esporte como uma ferramenta de transformação política, abordando a utilização do mesmo como um fator de promoção da paz entre nações e como uma modalidade de Soft Power entre Estados e as problemáticas que pode acarretar, como na utilização do doping por atletas (sendo necessário abordar o debate de legaliza-lo ou não); transformação social, tratando dos valores presentes no esporte, a inclusão que pode trazer para diferentes grupos e gêneros; transformação cultural, podendo gerar inclusão ou exclusão de diferentes grupos culturais; e transformação educacional, debatendo os benefícios que o esporte pode trazer no ambiente educacional e no desenvolvimento humano.

 Cabe aos senhores debaterem quais projetos e inovações devem ser aperfeiçoados, abolidos ou desenvolvidos em tais áreas de atuação do comitê, promovendo uma recomendação de reforma esportiva nas áreas contempladas. Os senhores também deverão ser capazes de abordar e relacionar as causas e efeitos de tais medidas adotadas, levando em conta a posição de seu Estado frente os temas abordados (entretanto, atendo-se ao foco das discussões e do escopo de atuação da UNESCO).

Bons Estudos!