ANUAL DE ARTE – TRADICIONAL EXPOSIÇÃO DE OBRAS DOS ALUNOS DA FAAP CHEGA À 46ª EDIÇÃO

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP realiza a partir de 18 de novembro, a 46ª edição da tradicional exposição de alunos “Anual de Arte”. Além de obras produzidas pelos estudantes da instituição, há ainda uma sala especial com a participação das artistas convidadas Ana Mazzei e Isis Gaparini, que participaram do Programa de residência artística da FAAP, na Cité des Arts, em Paris.

A mostra reúne pinturas, objetos, desenhos, vídeos, instalações, fotografias, gravuras e performance. Participam da Anual de Arte trabalhos selecionados por uma comissão constituída por profissionais ligados ao circuito artístico, entre artistas, pesquisadores, críticos, curadores e docentes da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. São eles: Aline Van Langendonck, Fernando Oliva, Nancy Betts e Marcos Moraes.

A exposição já consagrou artistas como André Komatsu, Flavia Junqueira, Graziela Kunsch, Guilherme Peters, Lia Chaia, Marcela Tiboni, Marcelo Cidade e Marcius Galan, além de Mariana Palma, Marina Rheingantz, Maurício Ianês, Mauro Piva, Monica Nador, Rafael Assef e Rodolpho Parigi.

A Anual de Arte FAAP é organizada pela FAAP, desde 1964, para apresentar a produção visual dos integrantes de seus cursos, e pode ser percebida como uma das mais tradicionais e duradouras, dentre as de arte contemporânea da cidade de São Paulo.

A exposição pode ser entendida, ainda, como uma atividade que integra o projeto institucional da Fundação e que, em consonância com os seus objetivos e ideais, atua incentivando e apoiando a produção artística e cultural, mas também, e principalmente, no sentido da valorização das atividades da Faculdade de Artes Plásticas ao oferecer condições e suporte para a visibilidade externa, da produção visual contemporânea, que é o objeto de investigação e formação profissional, fundamental da Faculdade. O apoio implica, assim, no reconhecimento da relevância do trabalho de seu quadro docente e discente e na crença do papel e do potencial da arte como agente no processo de reflexão e transformação, no mundo contemporâneo.

 Desde 1999 uma nova diretriz foi sendo articulada e a exposição foi tomando a feição e o perfil que hoje apresenta, ou seja, uma proposta de direcionar-se especificamente para a seleção e apresentação de um conjunto de manifestações na área de artes visuais. Nesse sentido, a mostra se propõe, ainda, a apontar o que pode ser visto como potencial, e como possibilidade nesta produção de natureza visual.

Dentre os artistas selecionados, a Comissão de Premiação - composta por profissionais de destaque da área de artes visuais, e atuantes no circuito artístico nacional e internacional – premia sete deles com bolsas de estudos: três bolsas anuais de 90%, duas bolsas de 75% e duas bolsas de 60%.

Como programação paralela, e atividade complementar da exposição, e no intuito de afirmar seu caráter de espaço de discussão, a Anual realiza ações que, se concretizam em encontros com a Comissão de Seleção, a Comissão de Premiação, além de uma conversa com as artistas convidadas, todas as atividades são franqueadas não apenas aos alunos, professores e artistas selecionados, mas também ao público externo, à comunidade em geral e interessados.

Também inserida no projeto da mostra desde 1999, a participação de “artistas convidados” na Anual de Arte da FAAP é uma ação que se consolida a cada edição e, desde 2009, se dá pelo convite aos participantes do Programa de residência artística que a FAAP mantém na Cité des Arts, em Paris.

A estratégia do artista convidado - aquele que mantém, ou manteve, uma relação de docente, ou discente com a Faculdade de Artes Plásticas - amplia a oportunidade dos possíveis diálogos, entre a produção dos atuais estudantes de artes visuais, com artistas inseridos no sistema artístico, ao possibilitar, com sua presença, na exposição, uma expansão das possíveis relações entre diferentes instâncias do fazer artístico, ao mesmo tempo em que fortalece as relações com a história e o trabalho realizado no Curso de Artes Visuais, na Faculdade e pela Fundação.  

O Programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris, foi iniciado em 1997, e é o único mantido por uma instituição educacional nacional, a possibilitar que por cinquenta anos, a partir daquela data, artistas brasileiros participem da experiência de ‘estar em residência’ no contexto daquela capital europeia; desta forma a FAAP tem enviado semestralmente um artista à Paris, permitindo que este permaneça desenvolvendo seu projeto de pesquisa ou de trabalho apresentado e, pelo qual foi selecionado.

46ª Anual de Arte FAAP
De:  18 de novembro de 2014 a 08 de fevereiro de 2015
Local: MAB-FAAP
Rua: Alagoas, 903 – Higienópolis
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Entrada gratuita